Se você ainda não tem ideia de como reorganizar as finanças da sua empresa fica ligado nessas dicas que separei pra você.


Começo de ano é sempre preocupante muitas contas que iniciam com o ano, como IPTU, IPVA, entre outros, mas calma tem uma luz no fim do túnel. Uma boa noticia começo é justamente a melhor época para colocar tudo em dia e planejar as metas e objetivos financeiros .


Como diz quem começa bem termina bem, começar organizado é o primeiro passo. Mesmo com a animação de começo de ano existe um desafio para o empreendedor brasileiro “Na própria escola não se aprende a fazer controle financeiro simples como gastar menos do que entra”, e em uma empresa esse cenário se agrava ainda mais , quando envolve capital de giro, pagamento de funcionários, prazos de fornecedores, empréstimo.


Da mesma forma o empreendedor traz sua falta de conhecimento em administração para vida empresarial. Muitos negócios não possuem recursos e nem visão de contratar profissionais especializados, e abrem mão de uma das funções mais importantes dentro de um negocio – o de saber se tem lucro ou não.


Colocar seu negocio nos trilhos é uma meta para esse ano? Então confira as dicas que separei exclusivamente pra você:


1 – Saiba onde você está


Parece obvio mais é muito importante ter clareza nesse momento e lutar para não procrastinar, portanto pode acarretar graves prejuízos se não houver medidas rápidas. Tendo uma visão clara de quais dividas foram contraídas e quando de dinheiro será necessário. Com isso será capaz de traçar uma estratégia para sair do vermelho.


2 – Renegociem suas dividas


Agora que você sabe qual é o tamanho da divida, coloque prioridade nelas dando prioridade para aquelas que os juros são mais altos. Os fornecedores, por exemplo, costumam ser mais flexíveis que os bancos e o governo, uma boa conversa é capaz de estender prazos e parcelas, mas atenção não deixe de entrar em contato com eles e não se acanhe, é melhor uma boa explicação, do que deixar quem forneceu ou prestou um serviço pra você sem saber o porque não recebe ou duvidar da sua índole. Mantenha apesar de tudo uma boa energia para que as coisas possam melhorar.


3 – Separe a conta pessoal da profissional


A recomendação de separar as contas da empresa das pessoais é essencial. Se o dinheiro sai do caixa direto para pagar as compras do supermercado da família, acenda um alerta vermelho. Empresário tem pró-labore, ou seja, uma espécie de salário fixo e não pode avançar nas receitas do negócio ao seu gosto. Cada vez que você usa recursos da empresa para arcar com contas particulares ou assina um cheque pessoal para quitar compromisso com fornecedores, alimenta uma bagunça que impede saber a real situação do negócio. Sem contar que se negociar com o banco como pessoa física e não como jurídica as taxas serão maiores.

4 – Evitem desperdícios


Preste mais atenção ao seu redor e descubra se tem maquinas roubando carga demais com isso aumentando sua conta de energia, ou gastos desnecessários, troque de fornecedor se achar um com melhor custo beneficio. Tem detalhes que fazem a diferença tem profissionais que fazem basicamente isso, observam e controlam as finanças do negocio trocam prestadores de serviço, trocam lâmpadas comuns por LED e com isso apresentam para os empresários depois de um período o valor que foi economizado com as medidas tomadas.


5 – Foque no fluxo de caixa Atenção nesse tópico


O fluxo de caixa é o raio X do seu negocio, nele você pode antecipar projeções negativas como dividas futuras e já reservar o valor pra quitar.


Ele nada mais é que o controle do que entra e sai do seu negocio de um certo período de tempo. Quando você usa a seu favor consegue se planejar para períodos de baixa de movimento. É importante ter uma ferramenta para te auxiliar nesse controle você pode controlar com uma planilha ou no papel mas se você quer mais agilidade é bom contar com um bom software.


Você conhece o FACILITE, software de administração de empresas e comércios que vem crescendo no Brasil disponível em todo território nacional ele traz agilidade e facilidade ao seu negocio baixe agora mesmo a versão gratuita.

– 6. Tenha um sistema que te auxilie na gestão


Parece um bicho de 7 cabeças olhar para tudo isso? Ter esse cuidado com as contas da sua empresa permite que você tenha documentadas partes importantes do negócio, sem o trabalho exaustivo de anotar em um papel ou uma tabela do Excel. Essa é uma opção especialmente para os negócios maiores, onde o trabalho de computação é ainda maior.


Ou seja, ter um sistema ou uma solução mais simples, ter registrado essas informações em tempo real vale a pena: quando esse cadastro não existe, é muito difícil ver a situação real do empreendimento, com isso o empreendedor não consegue saber se tem lucro ou prejuízo por consequência não consegue montar um plano de ação.


Como vimos na quinta dica, esse é um problema grave. Registrar tudo é uma garantia que você não ficará sem saber das suas finanças novamente em um futuro não distante .


7. Faça parcerias estratégicas


Como diz o ditado “a união faz o açúcar” quero dizer “faz a força” é uma verdade quando se trata de formar alianças estratégicas para épocas de baixa sazonal. Recomenda-se negociar com empresas que ofereçam um serviço complementar ao seu, elaborando pacotes mais completos ao cliente por um custo menor.


Por exemplo, um consultor de software que faz parceria com loja de informática oferecendo além do software também serviço de formatação e limpeza agregando mais valor, com uma solução mais completa, pacote fechado tudo o cliente precisa em uma unica negociação.


Qual a vantagem? Isso gera mais vendas pra ambos os lados: quem antes não podia instalar um programa por conta do preço passará a fazer, além de você ter acesso à carteira de clientes que seu parceiro já possuía e poder oferecer seus serviços no futuro. Dessa forma, você sai do vermelho não cortando gastos, e sim gerando mais acordos.

Tags – empresa no vermelho, como sair do vermelho, como sair do vermelho, gestão mais eficiente, como superar crises

Avalie esse Post!

Avalie esse Post!

Muito Obrigado Pela Votação. 1 / 5. Contagem de Votos: 1

Seja o Primeiro a Avaliar Esse Post.

Tags: | | |

Sobre o Autor

wimply
wimply

Sou o Ron Williams estudante de engenharia de produção, e também técnico em redes de computadores, com vasta experiencia em ambientes de informatica, imbuído na missão de a melhorar a vida dos comerciantes e empresários proporcionando uma melhor gestão com simplicidade.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.