O programa para supermercado que você utiliza hoje pode ajudar nas mais variadas demandas. Algumas dúvidas são frequentes, será que o mix oferecido no meu supermercado está adequado para o meu público? E as margens? Eu sei que você tem dúvidas, elas estão adequadas? Será que aquele item está com uma margem maior ou menor do que deveria?

O problema é que talvez você não tenha gente suficiente neste momento para fazer avaliações mais complexas. Ou talvez seu processo não esteja tão redondo. Estes dois “problemas” podem ser resolvidos, mas levam tempo. Entretanto, isso não impede que você comece a gerenciar melhor o mix e as margens de seus supermercados.

Acesse o seu Programa: para isso basta saber utilizar bem o Relatório de Curva ABC.

O que é e para que serve o Relatório de Curva ABC?

O Relatório de Curva ABC é uma das ferramentas de gestão mais importantes que um programa para supermercado oferece. Ele é basicamente uma “bússola” de eficiência do seu Mix de produtos. O método é simples: é possível classificar os produtos em 3 categorias: curva A (representam 70% das vendas ou da margem), curva B (representam 20%) e curva C (representam 10%).

Os percentuais acima podem variar, e um bom ERP vai permitir que você personalize da forma que achar mais eficiente. Nossa recomendação é que trabalhe com a Curva A entre 60 e 70%, a Curva B entre 30 e 20% e a Curva C em 10%.

O que esperar do Relatório de Curva ABC?

No que diz respeito as análises possíveis, existem diversas possibilidades. Pelo menos um bom software para supermercado vai permitir que você analise este relatório considerando os produtos por margem, por quantidade vendida, por valor de venda, etc… Também é possível analisar departamentos, grupos ou sub grupos de produtos separadamente, caso você queira buscar alguma informação específica.

Em um supermercado normalmente 25% ou 30% dos itens em linha devem representar de 80 a 90% das vendas, deixando para a curva C de 70 a 75% do mix.

E é justamente nestes percentuais de mix em cada fase da curva que oportunidades para aumento de rentabilidade ou diminuição de prejuízos podem ser encontradas. Reservar um pequeno tempo de sua rotina para analisar a Curva ABC com alguma calma pode te trazer o recurso financeiro necessário para aumentar sua equipe e começar a implantar novos processos na empresa.

Avante ABC

4 passos simples que você pode implementar agora no seu supermercado:

Comece pela Curva C – os maiores problemas estão lá.

Uma curva C inchada demais pode afetar o espaço de gôndola que você necessita para vender mais similares da Curva B ou A. Experimente fazer esta análise escolhendo seções específicas e vá até a área de vendas ver como os produtos estão expostos. Certamente você vai encontrar oportunidades de melhoria.

Ainda na Curva C – desconfie de produtos “campeões” de público que vendem pouco.

Quantas vezes já ouvimos: ah, na minha loja este produto não vende. Será mesmo? Ou ele está mal exposto? Um cliente aumentou a venda de chocolates em barra em 2.940 unidades / mês apenas por nossa sugestão de reposiciona-lo na loja mais próxima ao caixa. Quanto “ouro” desse tipo tem no seu supermercado e você nem sabe?

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Dê poder ao seu Gerente.

Os gerentes das lojas precisam ter esta informação em mãos. É fundamental ensina-los a usar e analisar os relatórios de Curva ABC. Um cliente entregou essa capacidade de análise aos seus gerentes e aumentou o faturamento das lojas em mais de 15% apenas educando os gerentes a olharem para o Curva ABC e trabalharem melhor a exposição do mix de produtos.

Com o seu programa para supermercado você pode educar a sua Equipe.

De nada adianta saber que o Curva ABC é efetivo se você não ensinar os gerentes de seus supermercados a usar o programa corretamente. Eles simplesmente não têm a obrigação de saber. Logo, se você tem dúvidas se sua equipe está capacitada a analisar estas informações com propriedade contrate serviços de seu parceiro do sistema e peça a ele para treinar sua equipe. O software de seu supermercado tem que te ajudar a ganhar mais dinheiro.

Conclusão

O relatório de curva ABC sozinho pode mudar a lucratividade de seu supermercado. Basta, para tal, que o sua equipe saiba utiliza-lo e que seu software dê suporte para isso. Se por acaso seu software não oferece essa possibilidade fale com a gente! Além de um relatório de Curva ABC bastante poderoso nossa equipe de serviços pode auxilia-lo na implementação dos processos corretos para uso e das análises necessárias para seu faturamento crescer.

 


Vitor Peixoto

vitor.peixoto@multipliko.com.br
T +55 11 4153.2218
C +55 11 9.9931.1433
W multipliko.com.br

 

Post fornecido pelo nosso parceiro da multipliko, Vitor Peixoto que conta com mais de 19 anos no segmento de automação comercial.

Em relação a um software capaz de te trazer a analise de curva ABC contamos com o Avante Web, um dos mais completos do mercado, capaz de controlar até a produção, se no caso você produz seu próprio pão ou compra matéria prima para produzir, o software calcula sua margem em cima disso. Quer conhecer sem compromisso nos chame pelo whatsApp será um prazer ajudar.

 

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Sobre o Autor

Ron Williams S.V
Ron Williams S.V

Estudante de engenharia apaixonado por aprendizado, consultor em software de automação comercial, técnico em informatica e redes de computadores. Observando a carência da maioria dos empreendedores brasileiros, se engajou na missão de transmitir de forma clara e simples, tudo que o empresario precisa saber para economia do seu bolso e gestão do seu tempo. Se é simples é WIMPLY.

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