Segundo ao portal da Fazenda, informa que o SAT entrará em bloqueio autônomo após 15 dias sem conexão à internet. Não é necessário realizar nenhum procedimento adicional para desbloquear, que assim que houver acesso a internet, entrará em rotina de desbloqueio se não tiver nenhuma falha anterior.

Para você que quer entender um pouco mais o que é esse bendito SAT esse post vai esclarecer as principais duvidas, caso tenha alguma outra duvida não se acanhe e mande uma mensagem para nós.

Vamos lá o que é SAT?

Equipamento SAT-CFe (Sistema Autenticador e Transmissor – Cupom Fiscal Eletrônico)  veio para o estado de São Paulo para substituir as antigas impressoras fiscais ECF desde 1 de Julho de 2015 os estabelecimentos que tinham a impressora fiscal tiveram que trocar para a SAT.

SAT é um projeto da SEFAZ de São Paulo que iniciou em 2008 e em 2010 teve a primeira lei publicada. Qual o intuito da SAT é um aparelho que autentica cada venda feita ao consumidor final antes de ser concluída , então o terminal envia os dados da transação e ele autentica antes de enviar para a SEFAZ.

Qual a diferença da SAT para NFC-e

Qual a diferença da SAT para NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor eletrônica) é que o SAT não depende de internet o tempo todo, ele armazena localmente, e envia posteriormente quando a conexão é restabelecida. Mas no caso pra quem utiliza a NFC-e o comerciante pode, por exemplo, de ficar sem internet fixa, pode rotear do celular e continuar as operações normalmente isso no caso de pequenos estabelecimentos, o ideal é ter redundância em comércios maiores.

Como era…

Hoje em dia você pode ver ainda as impressoras fiscais, em alguns estabelecimentos como supermercado, nos demais estabelecimentos é um pouco diferente a impressora fiscal tem uma data limite de uso são cinco anos. Os outros estabelecimentos podem usar até chegar esses cinco anos em uma empresa dessas, por exemplo, fizeram uma nova impressora fiscal partir dessa data ele não vai conseguir mais comprar uma impressora fiscal vai ter que ser o equipamento Sat.

Antigamente acontecia de o cliente fazer a compra solicitar o cupom fiscal e quando chegava a casa já queria ver se contabilizou no site, ele não sabe que o dono do estabelecimento podia enviar o arquivo até o último dia do segundo mês, o cliente fazia aquela reclamação para lançar na Nota Fiscal Paulista. Com a mudança para o novo modelo mudou, Então você fica pensando Poxa porque veio à mudança porque a secretaria da fazenda quer um equipamento novo porque não continua a impressora fiscal, primeiro por causa de regras e eles querem detalhar muito mais essa parte de imposto no Brasil. a secretaria tem um maior detalhamento do que está sendo vendido, em consequência um maior detalhamento do imposto, para o cliente esse lançamento é feito no mesmo instante da compra, para o lojista ele não precisa mais ficar lançando no sistema manualmente.

Existe um aplicativo que você pode tirar foto do QR CODE ele vai mostrar se esse cupom é válido ou não é válido. O app Nota Fiscal Paulista onde você verifica saldo e até gerencia suas finanças, mas vale ficar ligado.

Imagem do app

App Nota Fiscal Paulista
App Nota Fiscal Paulista

Outro fator é o valor é inferior a impressora fiscal ela tem um custo menor por estabelecimento, não existe mais redução Z e leitura x mapa de resumo é uma grande mudança que ajudou na questão. Você não precisa também mais emitir redução Z no final do dia, você não precisa guardar aquele papel passar para o computador essa é uma das grandes vantagens.

Tenho que comprar uma SAT pra cada terminal?

Não, além disso, a SAT poderá ser compartilhada com várias caixas, coisa que não dava certo no modelo antigo, HOJE eu posso usar o equipamento Sat e compartilhar, por exemplo, com 3 ou mais caixas do estabelecimento.

 

O que eu preciso para usar SAT?

  • – Computador com porta USB
  • – Software comercial – PDV (exemplo FACILITE)
  • – Impressora térmica
  • – Internet
  • – Certificado Digital
  • – Equipamento SAT

SAT é um programa?

Não, SAT é um hardware, ou seja, um equipamento, como mencionado no começo do post que tem contingencia podendo armazenar sem internet até 10 dias aproximadamente.

Se minha SAT quebrar?

Em caso de quebra do equipamento basta comprar outro e solicitar a instalação geralmente da empresa de automação que você contratou. Diferente da impressora fiscal que você tinha que mandar para o contador mandar um monte de papelada, tinha que mandar abrir colocar o lacre.

Com isso daqui não precisa de mais nada disso para você ter ideia o contador nem sabe praticamente quando foi instalado o equipamento, coisa que anteriormente era feita pelo contador lá no posto fiscal. Quando o cliente compra o software de gestão comercial, por exemplo, do FACILITE, funciona de forma diferente, o programa no caso opera por NFC-e que atua no Brasil todo e não necessita do SAT para funcionar apenas para liberar o acesso. Mas é configurado normalmente registrado na SEFAZ, é gerado o código de vinculação que gera uma chave de acesso vinculando o CNPJ do comerciante.

O procedimento é o mesmo em um programa que utiliza a SAT em operação e outro que utiliza NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica).

RECOMENDAÇÃO da Sefaz

SAT com indicação de “Bloqueio Sefaz”

Primeiro verifique a real situação do equipamento, mesmo com o software de gestão comercial (PDV) indicar “bloqueio Sefaz”, faça o seguinte procedimento na retaguarda do SAT (logar como contribuinte e ir em Equipamento ->Visualizar Equipamento SAT). Caso a retaguarda do SAT indicar situação do equipamento diferente da mensagem anterior, contate o fabricante para mais informações e como retificar.

DICAS sobre equipamentos SAT

O equipamento que mais utilizamos é da Epson pela durabilidade e estabilidade alem de funcionar bem, a configuração é tranquila. Mas nada impede de comprar outras marcas vou deixar aqui um link para que voce possa conhecer as principais marcas e modelos. Lembrando que SAT serve para estabelecimentos que emitem o cupom pela impressora não fiscal, se no seu caso você imprime em A4 não tem necessidade da SAT caso utilize o FACILITE.

SAT Epson
SAT Epson

Equipamentos SAT

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor essa parte, se gostou tem alguma sugestão comente abaixo.

TAGS

SAT, equipamento fiscal, NFCe, ECF, SAT-CFe, São Paulo Sefaz, Fisco

Avalie esse Post!

Avalie esse Post!

Muito Obrigado Pela Votação. 0 / 5. Contagem de Votos: 0

Seja o Primeiro a Avaliar Esse Post.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

wimply
wimply

Sou o Ron Williams estudante de engenharia de produção, e também técnico em redes de computadores, com vasta experiencia em ambientes de informatica, imbuído na missão de a melhorar a vida dos comerciantes e empresários proporcionando uma melhor gestão com simplicidade.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.