Você sabe o que é lucro e faturamento?

Você sabe o que é lucro e faturamento? Mais importante e se essas e outras dúvidas rondam a sua cabeça. Certamente esse post é pra você.
Se nunca pensou nisso está na hora, e aqui falarei breve e resumidamente sobre esse assunto, para que você ponha em prática o quanto antes.

Então vamos lá começando pelo faturamento que é tudo que entra pelas vendas.
Exemplo: esse mês foi vendido 50 pizzas a R$100,00 faturamento R$ 5.000,00 .

impostos que uma empresa paga (como PIS, COFINS e ICMS) são calculados de acordo com o seu faturamento mensal. Ou seja, conforme a quantidade de dinheiro que entra na organização em decorrência das vendas.

E lucro bruto e líquido?

Antes de entender qual a diferença entre faturamento e o lucro líquido, é preciso conceituar cada uma dessas palavras. Faturamento, no contexto econômico, é a soma de todas as faturas que são emitidas em um determinado período por uma empresa, por meio delas, o comerciante pode vender a prazo, controlar as vendas, etc.

Para os órgãos fiscalizadores do governo, o faturamento deve ser apresentado a fim de garantir o que prevê a legislação tributária.  A partir das notas de faturamento é possível, ainda, extrair as duplicatas, as quais funcionam como um meio de cobrança da empresa ao devedor.

Já o lucro líquido é o conceito dado ao lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que uma determinada empresa deve pagar. Em outras palavras, é o valor ganho, em um certo período, excluindo os gastos, sendo também chamado de lucro do exercício social de uma empresa.Em grades companhias, é o valor existente depois das participações (DEAP) e antes das distribuições de lucros aos acionistas/sócios.

Assim, o lucro líquido serve como base de cálculo para a distribuição de lucros (DL) entre os sócios.A diferença entre faturamento e o lucro líquido, portanto, é que enquanto o primeiro se refere à arrecadação total, o lucro líquido é a receita deduzindo todas as despesas e impostos.

Tanto o lucro líquido quanto o faturamento pode ser calculado referente ao ano, ao mês, ao semestre ou outro espaço de tempo.Já as despesas que são deduzidas para se ter o lucro líquido podem ser de cunho operacional, impostos, taxas, tributos, salários e outros.
Não são apenas as empresas que possuem faturamento e lucro líquido, mas também qualquer atividade da onde entra e saia dinheiro, como da prestação de serviços, eventos, etc.

Conclusão

O faturamento é todo dinheiro que circula na empresa através de vendas ou prestação de serviço.
Lucro bruto é a diferença de quanto custou pra fazer uma venda ou um serviço.
Lucro líquido é deduzindo impostos e todos os custos, o que sobrar é lucro líquido.

Você já pode perceber a importância de se ter mais informações.

Está precisando ter melhores indicadores? Quero dizer uma ferramenta que você possa colocar em pratica esse aprendizado.
O software Facilite conta com relatórios completos pra que você tenha sempre esse controle e possa tomar melhores decisões e assim lucrar mais facilite!

Segmentos do Facilite
Segmentos do Facilite

 

Tags – Gestão, lucro e faturamento, oque é lucro, o que é faturamento, diferença entre lucro e faturamento, lucro liquido, lucro bruto

Avalie esse Post!

Avalie esse Post!

Muito Obrigado Pela Votação. 0 / 5. Contagem de Votos: 0

Seja o Primeiro a Avaliar Esse Post.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

wimply
wimply

Sou o Ron Williams estudante de engenharia de produção, e também técnico em redes de computadores, com vasta experiencia em ambientes de informatica, imbuído na missão de a melhorar a vida dos comerciantes e empresários proporcionando uma melhor gestão com simplicidade.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.